domingo, 7 de dezembro de 2008

BOAS VINDAS

Seja bem-vindo. Neste blogue, eu, que não entendo de futebol, vou falar de futebol. A data que escolhi para começar não poderia ser mais desfavorável, já que o campeonato brasileiro terminou hoje. Isso significa que nos próximos meses estarei sem assunto: gol contra altera o placar.

Desde já, peço a você que não conte com a atualização intensa deste espaço, ao mesmo tempo em que lhe peço que o visite de vez em quando. E, sem querer abusar, não deixe de divulgá-lo, caso julgue o blogue viável. Por fim, caso queira, sinta-se à vontade para comentar as postagens.

● ● ●

O campeonato brasileiro terminou. Foi o de disputa mais acirrada desde que o certame adotou o sistema de pontos corridos, em 2003. O São Paulo, jogando no Estádio Bezerrão, em Brasília, mais uma vez, foi o campeão. Também desde 2003, é a primeira vez em que o time vencedor do primeiro turno (neste 2008, o Grêmio) não conquista o primeiro lugar na competição. O time gaúcho foi o segundo colocado. Cruzeiro e Palmeiras, em terceiro e quarto lugares respectivamente, também garantiram a vaga para a Libertadores.

Em São Januário, o Vasco foi rebaixado. Além dele, Figueirense, Portuguesa e Ipatinga vão estar na Série B. Após a partida do Vasco, no que poderia ser um epílogo mais triste ainda, um torcedor cruzmaltino ameaçou se jogar da marquise do estádio. Na arquibancada, alguns vascaínos chegaram a esticar uma bandeira, na intenção de receber o corpo que podia cair. O torcedor não se jogou. Foi detido pela polícia.

Se é verdade que o jogador Borges, do São Paulo, estava impedido no gol que fez contra o Goiás, também é verdade que o time de Muricy Ramalho (geralmente muito rude com a imprensa) anulou a equipe de Goiânia, que nem esboçou ameaçar a hegemonia são-paulina. O próprio Muricy, em entrevista após o fim do jogo, disse que ainda nos primeiros minutos do primeiro tempo havia percebido a clara superioridade do time do São Paulo.

Nessa última rodada, o Cruzeiro, jogando no Mineirão, goleou a Portuguesa, que já estava rebaixada, por 4 a 1. O primeiro tempo terminou com a vitória da Portuguesa. O Atlético/MG perdeu para o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 0. Ainda assim, o Atlético conseguiu vaga para a Sul-Americana. No ano de seu centenário, o torcedor do Galo viu durante o campeonato um time regular. Já a Raposa anunciara ter renovado o contrato com o técnico Adílson Batista.

3 comentários:

Marcos Rassi disse...

Lívio,ótima idéia. Pra completar, espero um blog de MPB, ou quem sabe de futebol e MPB que tem tudo a ver... além da rima (pobre)
Abraços,
Marcos Rassi

Nélio Lobo disse...

Ponto pra você, Master. Até eu, que não curto futebol, achei o blogue interessante! Já acrescentei aos meus favoritos! Sucesso e bola pra frente!

Frederico de Sousa disse...

Show de bola esse novo blog (blogue). Quanto ao Palmeiras, conseguiu vaga na chamada pré-libertadores. Abraços.